Olho Mágico - Vol. 8 - Nº 2 mai./ago.2001
EDITORIAL


Impulsionando os movimentos de mudanças na formação dos profissionais de saúde

                        O tema discutido neste número vem sendo, na verdade, um dos objetivos do Olho Mágico desde seu primeiro número : ser um instrumento impulsionador de mudanças na formação dos profissionais de saúde.

                        Dando continuidade a esse trabalho, neste número, procuramos apresentar algumas reflexões sobre os movimentos nesse sentido, aproveitando a realização do IV Congresso Nacional da Rede UNIDA, que é também um evento impulsionador de mudanças na educação dos profissionais de saúde.

                        Falam aqui, neste espaço, alguns atores desse processo, que vêm dando forma e sentido aos movimentos de mudança em Londrina, em Marília, ou em todo o Brasil, como é o caso da Estratégia de Saúde da Família. Falam serviços de saúde, que vêm implementando no processo de ensino aprendizagem dos profissionais de saúde, em conjunto com a academia, temas como fisioterapia preventiva, cuidados paliativos e controle de infecção hospitalar. Falam também entidades que estimulam processos de mudanças na educação e práticas em saúde, como a Fundação Kellogg, que há nove anos apoia os projetos UNI na América Latina e no Caribe.

                        Novos currículos, novos temas, novas abordagens... O processo é múltiplo e envolve atores da academia, serviços de saúde e comunidade. Representantes desses componentes estarão reunidos em Londrina, no período de 16 a 19 de outubro próximo para continuar o debate iniciado aqui durante o V Congresso Nacional da Rede UNIDA. Faça sua inscrição através do endereço www.redeunida.org.br e contribua, você também, para a continuidade desse processo.