LEITURA
|
![]() |
CONSOLARO, Alberto. O "ser" professor: arte e ciência no ensinar e aprender. 2. ed., Maringá: Dental Press, 2000. |
Composto por 15 capítulos, o livro apresenta inicialmente reflexões acerca do papel das instituições de ensino superior públicas e privadas. A essência da universidade, segundo o autor, está na missão de formar cidadãos conscientes, analíticos e críticos, com competência para julgar e decidir, independentemente da profissão. Neste sentido, o fato de sair dela um médico, um jornalista ou um engenheiro torna-se secundário em relação à qualidade de recursos humanos e de trabalho que se quer formar.
Para isso, faz-se necessário um novo perfil de professor universitário, que reconheça o ensino como uma atividade consciente, planejada, política, porém, não desprovida de ética, dedicação e sensibilidade. Em outras palavras, o profissionalismo do professor universitário implica em planejamento de vida para este fim, caso esta seja a opção escolhida. Superado o atual modelo de ensino neoliberal, baseado na transmissão de conteúdos, a carreira docente aponta para a capacitação, a pesquisa e a prática profissionais. Neste contexto, continua o autor, ensinar é disponibilizar o acesso aos meios de informação a fim de resolver problemas, desenvolver habilidades sociais e a capacidade de expressão do aluno e aprender tem como consequência pensar e conhecer mais, questionar mais, tornar-se mais criativo e imaginativo para a melhoria do ser humano e da técnica.
Em seguida, o Professor Consolaro apresenta sua visão de Didática, considerada arte e ciência de ensinar e direcionadora de aprendizagem e discorre a respeito de planejamento e metodologia de ensino, avaliação, uso de recursos audiovisuais, entre outras características que favorecem ou dificultam o processo de ensino e aprendizagem. Diferencia terminologias, conceitos e técnicas de ensino frequentemente utilizados em Pedagogia e Didática e fornece dicas para o preparo e o êxito de aulas e apresentações orais.
A estrutura organizacional, os currículos e a necessidade da construção coletiva e implementação de projetos político-pedagógicos nas universidades brasileiras são discutidos nos capítulos seguintes. Entre as condições da atividade docente essenciais para o alcance da qualidade educacional técnica, política e pedagógica no ensino universitário, destacam-se o desenvolvimento do senso crítico, a autonomia, a liberdade de pensamento e opinião e a articulação entre ser, sentir, pensar e fazer.
A linguagem acessível e a aplicabilidade dos conceitos apresentados constituem qualidades que recomendam a leitura do livro do Professor Consolaro. Aos professores iniciantes, é útil para a compreensão das inúmeras funções, cargos, normas, regimentos e organogramas com os quais se deparam ao ingressar na carreira universitária. A todos, alerta para a importância da valorização do professor, que passa, obrigatoriamente, pela sua formação, salário e condição de trabalho. Trata-se da coerência entre o cidadão e o profissional que se quer formar e o perfil daquele que ensina: o "ser" professor gera, em todas as áreas do conhecimento, o compromisso individual e social com a Educação, ponto chave do século XXI.
Profª
Leda
Mezzaroba
Farmacêutica-Bioquímica,
Mestre
em
Educação
Docente
do
Departamento
PALD/CCS/UEL
mezza@sercomtel.com.br
Hot Links:
Os links abaixo fornecem informações e ferramentas úteis para educadores em saúde em diversos contextos - no desenvolvimento de apresentações didáticas, como referencias para a auto-aprendizagem dos estudantes, ou nos programas de intercambio com o setor de serviço.
Biblioteca de Imagens de Micróbios (www.microbelibrary.org). (acessado em 10 de agosto, 2001). O site mantém mais de 200 imagens, preparadas pela Sociedade Americana de Microbiologia, de micróbios, preparações microbiológicas, e mecanismos de defesa do hospedeiro. Estas imagens são coloridas, alguns com rótulos detalhados, e na maioria dos casos, acompanhadas por um breve resumo. Em uma subsecção do site chamada Translations, se acham 40 destas imagens com títulos e resumos em português. Quando a imagem é vista como vista ampliada e possível selecionar tudo e, em seguida, salvar como... para arquivar a imagem no disco duro do computador ou no disquete. Os arquivos são na forma JPEG, consumindo aproximadamente 25 – 50 kb de espaço cada um. As imagens assim arquivadas podem ser inseridas como Clip Art em uma apresentação Powerpoint usando a função importar clipes, selecionando o formato de intercambio JPEG. Elas aparecem no setor Figuras do Clipart Gallery. Naturalmente as imagens que tem direitos autorais devem ser tratadas com as restrições apropriadas.
Modulo Sobre Reforma e Financiamento no Setor de Saúde (Health Sector Reform and Sustainable Financing: Introduction to the Concepts and Analytical Tools; www.worldbank.org/healthreform/flagship/class/module1/index.htm). (acessado 10 de agosto de 2001). O Banco Mundial desenvolveu este modulo para permitir a auto-aprendizagem nas áreas de política e financiamento de saúde, principalmente por profissionais de saúde e estudantes de economia. O modulo está dividido em oito capítulos, cobrindo os conceitos e medidas econômicas de eficiência e equidade, alem dos pontos básicos e aspectos mais técnicos de mercados e financiamento. Cada capítulo esta acompanhada por referencias e por exercícios na forma de perguntas, muitas com a resposta certa disponível. Apesar de ser focalizado inteiramente no ponto de vista econômico dos serviços de saúde, o modulo é sucinto e traz bastante informação objetiva sobre os conceitos de custos e benefícios, equidade e vias de financiamento na política da saúde. Os capítulos iniciais seriam aptos para estudantes que dominam o inglês básico (o modulo inclui um glossário), especialmente quem esta estudando matérias como Abrangência das Ações de Saúde.
Pamela
Moriearty
Docente
da
Southern
Illinois
University
–
School
of
Medicine
–
EUA
pmoriearty@siumed.edu