Olho Mágico - Vol. 8 - Nº 2 mai./ago.2001
NOTÍCIAS

AIDS – sem medo, sem preconceito

A Embaixada Francesa no Brasil, através do Programa Bilateral Brasil-França, e o Ministério da Saúde estão acertando detalhes para a distribuição do CD-ROM “Aids : sem medo, sem preconceito”, em escolas públicas e em programas e projetos sociais voltados aos adolescentes e jovens adultos. Desenvolvido pelas docentes da UEL Luciana Mitsuka (Ciências da Computação/CCE), Suzana Wiechmann (Clínica Médica/CCS) e Leila Jeolás (Ciências Sociais/CLCH). O software, de fácil navegação, aborda a epidemia de Aids sob múltiplas dimensões, em linguagem acessível, com ilustrações, animações, depoimentos, dúvidas mais frequentes, fotos, endereços úteis, entre outros atrativos para jovens a partir de 12 anos. Este material educativo recebeu, em 1999, menção honrosa no Concurso Nacional de Software do MEC e  parecer favorável da Coordenação Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde. Maiores informações com a Professora Leila Jeolás (Depto. de Ciências Sociais/CLCH) : (43) 371-4456.

Reciclagem de Lixo

Promovido pelo Centro Acadêmico de Enfermagem e Conselho de Saúde da Região Sul de Londrina, com apoio do PROUNI, o I Fórum de Debates sobre Reciclagem e Tratamento de Lixo, no dia 7 de julho, em Londrina. O evento teve a participação do deputado federal Luiz Carlos Hauly, do técnico do IAP, Eliton Bembem e da presidente do Centro de Educação Ambiental de Porto Alegre, Marli Medeiros. Ela é a criadora da ONG Centro de Educação Ambiental, em Porto Alegre, cooperativa com 216 integrantes, que fazem a reciclagem de lixo de 11 bairros da cidade, o que garante uma renda mensal entre R$ 230,00 e 270,00.

O objetivo do evento foi chamar a atenção da população londrinense para a importância da reciclagem e do tratamento adequado do lixo e do papel das organizações comunitárias nesse processo.

Exames Complementares em Odontologia

Lançado no mês de junho pelos professores Pedro Carlos Ferreira Tonani e Antonio Carrilho Neto, do Centro Odontológico Universitário do Norte do Paraná, o Manual Prático – Exames Complementares Laboratoriais de Interesse para o Cirurgião-Dentista – Hematológicos, Sorológicos, Urina e Outros. O Manual é uma publicação da Editora Maio, de Curitiba, e pode ser adquirido diretamente com os autores através do telefone (43) 321-2002.

PROUNI-Londrina concorre a prêmio nacional

O Projeto UNI – Londrina (Uma Nova Iniciativa na Educação dos Profissionais de Saúde – União com a Comunidade) está participando do Ciclo de Premiação 2001 do Programa Gestão Pública e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford, com apoio do BNDES. O Projeto está entre os 30 pré-finalistas selecionados para a terceira fase do concurso, que foi realizada com a visita do técnico da FGV aos locais de desenvolvimento do projeto nos dias 2 e 3 de agosto.

Novo Reitor da UEL

Considerando o afastamento temporário do Prof. Jackson Proença Testa da Reitoria da UEL pelo Governador do Estado do Paraná, Jaime Lerner, e o pedido de afastamento do Vice-Reitor da UEL, Prof. Mauro Ticianelli, o Governador nomeou o Prof. Pedro Gordan, Diretor do CCS, como Reitor da UEL, e a Profa. Vera Lucia Tieko Suguihiro como Vice-Reitora, por um período de 120 dias a partir do dia 15 de agosto. O Prof. Pedro e a Profa. Vera eram os primeiros nomes das listas tríplices definidas pelo Conselho Universitário da UEL com as indicações para Reitor e Vice-Reitor, respectivamente.

Educação Farmacêutica

De 08 a 11 de outubro de 2001 acontecerá a II Conferência Nacional de Educação Farmacêutica, em Brasília/DF, sob a coordenação do Conselho Federal de Farmácia, com a temática "Avaliação: o caminho para a qualidade". Para representar a UEL, está prevista a participação da Profª Aparecida Perim Alvarenga (Deptº PALD/CCS), Vice-Coordenadora do Colegiado de Farmácia. Espera-se que, no evento, sejam definidas as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Farmácia no Brasil, a partir dos resultados do II Fórum Nacional de Diretrizes Curriculares, realizado também em Brasília, nos dias 29 a 31 de agosto de 2001, do qual participaram a Coordenadora do Colegiado de Farmácia, Profª Irene Popper (Deptº TAM/CCA), a Profª Marlene Fregonezi Neri (Deptº TAM/CCA), da Habilitação em Medicamentos e três acadêmicas da 4ª série de Farmácia da UEL.

Ensino de Fisioterapia

Os professores Maria Aparecida do Carmo Assad e Roger Burgo de Souza, docentes do Depto. de Fisioterapia da UEL, participaram do V Fórum Nacional de Docentes realizado em Santa Cruz do Sul – RS, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) nos dias 23, 24, e 25 de agosto. Durante o evento, discutiu-se os seguintes assuntos: Diretrizes Curriculares Comissão de Especialista do MEC; Convênios interinstitucionais para Pós-Graduação Strictu Sensu; Metodologia para o ensino superior; Estágios Curriculares; Disciplinas Básicas e Pré-profissionalizantes; Ensino à Distância; Diagnóstico Cinesiológico Funcional; Relacionamento Docente/discente; Aprovação do estatuto da ABENFISIO e apresentação da diretoria de suas regionais.